aula prática
O Reagente pode apresentar precipitado em temperaturas inferiores a
15 ºC. Neste caso aquecer a 37 ºC e misturar até a dissolução.
[Somente para uso diagnóstico in vitro.]
3.
Princípio . A creatinina e outros componentes da amostra reagem com a solução de picrato em meio alcalino formando um complexo de cor vermelha que é medido fotometricamente.
4.
A adição de um acidificante abaixa o pH para 5,0, promovendo a decomposição do picrato de creatinina, permanecendo inalterada a cor derivada dos cromogênios, que também é medida fotometricamente.
A diferença entre as duas leituras fornece o valor da creatinina (não corrigida). Os reagentes não abertos, quando armazenados nas condições indicadas, são estáveis até a data de expiração impressa no rótulo.
Durante o manuseio, os reagentes estão sujeitos à contaminações de natureza química e microbiana que podem provocar redução da estabilidade. Características do sistema . Creatinina utiliza um procedimento de ponto final com o objetivo de aperfeiçoar a especificidade do método e minimizar a susceptibilidade a substâncias interferentes1-3,5.
O procedimento de medição é calibrado com o SRM 914 do NIST e torna os resultados rastreáveis ao método definitivo IDMS (diluição isotópica, espectrometria de massa), atendendo as recomendações do National
Kidney Disease Education Program (NKDEP) para padronização da dosagem de creatinina no soro4.
Todos os métodos diretos que utilizam a reação de Jaffe estão sujeitos a um erro sistemático constante, introduzido pela interferência de proteínas plasmáticas e outros cromógenos. Para minimizar esse erro e aumentar significativamente a exatidão dos resultados da Creatinina, a Labtest recomenda o uso do índice de correção que deve ser aplicado quaisquer que sejam os resultados encontrados8,11.
Diversos estudos têm