MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO, DAS ESTRUTURAS DE AÇO
CÁLCULO, DAS ESTRUTURAS DE AÇO
PARA COBERTURAS DA
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE
SORRISO-MT
CUIABÁ-MT AGOSTO/2011
Memorial descritivo e de cálculo de estrutura em aço
ESTRUTRAS DE COBERTURA PARA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA
Data: 30/08/11
Características gerais
As estruturas em aço para as coberturas das Promotorias de Justiça são formadas por tesouras e meias-tesouras treliçadas, compostas por perfis de chapa de aço conformados a frio. Todas as telha serão do tipo galvalume, trapezoidal
40mm, espessura 0,43mm, com enchimento em EPS=30mm, do tipo telha/eps/telha pré-pintada na cor branca na parte superior. As coberturas estão localizadas em vários níveis diferentes, e foram identificadas de A a I, sendo que todas as tesouras segue a nomenclatura da cobertura (ex.: Tesoura E pertence a cobertura E). Abaixo é mostrado a identificação de cada cobertura.
Figura 1: Identificação das coberturas.
Figura 2: Planta baixa da estrutura.
Memorial descritivo e de cálculo de estrutura em aço
ESTRUTRAS DE COBERTURA PARA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA
Data: 30/08/11
Os banzos da tesouras e meias-tesouras são formados por perfis dobrado do tipo “U” e as diagonais e montantes são em perfis duplo “L” (cantoneira).
Figura 3: Detalhe da tesoura A.
(Ao lado esquerdo, corte esquemático da estrutura com a tesoura, do lado direito, detalhe de gabarito e elementos da tesoura). O primeiro e o último montante de todas as tesouras são formados por perfil do tipo duplo “C” (caixão). Estes perfis serão fixados a estrutura de concreto através de chumbadores pré-fixados (concretados junto com a viga de concreto), de forma que os esforços das tesouras sejam descarregados na parte superior da viga de concreto, não transferindo nenhum esforço para as lajes. O fornecedor da estrutura deverá locar os chumbadores e fornecê-los antes da concretagem das vigas.
Figura 4: Detalhe dos chumbadores pré-fixados. Cobertura A, B, C, E, F, G, H e I.
A