SOLDAGEM
DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS IV
COORDENAÇÃO DA ÁREA DE MECÂNICA
DISCIPLINA: SOLDAGEM
TÍTULO DA ATIVIDADE
SOLDAGEM E CORTE OXIACETILÊNICO
Aluno
CAYURE DIEGO VASQUES CARNEIRO
Professor
ALDEMI
GOIÂNIA
ABRIL DE 2013
1. Identificação da Atividade:
1.1. Título: Aula prática de soldagem e corte oxiacetilênica.
1.2. Disciplina: Soldagem
1.3. Local: Laboratório de Soldagem sala T-503 do IFG
1.4. Responsável pela realização: Aldemi Coelho de Lima.
2. Objetivo da Atividade: Tem-se como objetivo deste trabalho, difundir os conhecimentos teóricos a respeito do assunto, visualizar o processo de solda corte aprender a utilização das ferramentas envolvidas e os equipamentos de segurança.
3. Introdução
A soldagem é um dos mais importante e versáteis processo de fabricação no meio da indústria.O crescimento industrial e o aumento do poder de consumo reflete substancialmente neste processo, que é tão presente na Indústria. Segundo Teichman (2012) nos últimos 10 anos o Brasil pulou da décima para sexta posição no ranking mundial de volume de fabricação de veículos. Contudo a grande importância de tê-la como disciplina no curso de Engenharia Mecânica. O processo de Solda e Corte Oxiacetileno é um dentre outros da soldagem. Este se mostra mais versátil e permite fazer diferentes operações utilizando os mesmos equipamentos. Para fazer o cordão de solda, brasagem ou corte muda pequenas coisas como a pressão dos gases e bicos de extensão. Este é muito utilizado em lugares onde não há a presença de fontes de energia elétrica, visto que sua energia advém do calor da chama resultante da mistura do gás combustível com o oxigênio.
4. Fundamentação Teórica A soldagem oxi-gás compreende um grupo de processos de soldagem que utilizam o calor produzido pela chama de combustível gasoso e oxigênio para fundir o metal de base e se tiver o metal de adição.