Soldagem a Laser
1 . Aplicações
A alta concentração do feixe de laser proporciona uma radiação de excelente qualidade e permite diversas aplicações tais como: A alta concentração do feixe de laser proporciona uma radiação de excelente qualidade, soldagem, por exemplo, de baterias de lítio, marcação de instrumentos de medição, tratamento térmico de componentes, como por exemplo, válvulas de motores de combustão e demais utilizações.
Figura 1: Exemplo de aplicação da solda a laser.
O processo de soldagem a laser traz algumas vantagens, tais como: Aporte de energia concentrado; minimização dos efeitos metalúrgicos sofridos pela zona afetada pelo calor (ZAC); muito menos distorções; soldagens em um único passe; não requer metal de adição, portanto está livre de eventuais contaminações; facilidade em soldar locais de difícil acesso, uma vez que não há contato com a peça; soldagem de peças muito finas; possibilidade de automatização do processo.
Mesmo contando com vários benefícios, como citado acima, ainda há algumas desvantagens: Baixa eficiência, aproximadamente menor que 10%, a dificuldade para mudar o ponto focai, a baixa potência do equipamento, que limita a espessura, os problemas com refletividade em alguns materiais e as estreitas tolerâncias de ajuste das juntas.
2. Equipamento necessário
O equipamento laser é composto basicamente de três sistemas: fonte de alimentação, meio ativo e cavidade ressonante. 2.1 Fonte de Alimentação
A fonte de alimentação é a parte que fornece a energia primária para a excitação dos átomos e principalmente é responsável pelo processo de produção da inversão de população.
2.2 Meio ativo
Por meio ativo entende-se o material utilizado, seja gás, líquido, sólido ou semi-condutor, para fazer a conversão de energia elétrica em energia radiante, uma vez que, devido à excitação e inversão de população, é possível provocar emissão estimulada nestes materiais. 2.3