Soldagem a laser
INTRODUÇÃO
A teoria quântica da luz desenvolvida por Max Plack foi o inicio de uma descoberta que teve grande evolução com os estudos do efeito fotoelétrico, por Albert Einstein em 1905, porém foi no inicio dos anos 60, com o americano Théodoro H. Maiman, na forma de aplicações comerciais que o mundo conhecia uma nova forma de energia, com formato de um feixe luminoso ou infravermelho, que possuía propriedades inéditas. Essa energia viria a ser chamada de LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) ou (Amplificação da Luz Através da Emissão Estimulada de Radiação).
Apesar da altíssima densidade de potência desse feixe (o qual pode ultrapassar 10^7 W/mm²) o mesmo é de muito fácil manipulação, com utilização em vários aspectos de nossas vidas variando da mais delicada cirurgia de correção de vista ate à fusão dos metais.
A potência do laser para operações como códigos de barra e leituras de CD é muito baixa. Para cortar, soldar ou tratar superfícies de metais, são necessárias potências maiores. Para obtê-la, é basicamente concentrado o raio laser em um pequeno ponto, fornecendo a energia necessária para aquecer, fundir e até mesmo evaporar os metais de modo imediato.
A vantagem desse processo sobre os demais métodos convencionais de soldagem é a possibilidade de soldar juntas estreitas com penetração completa, a partir de um único passe e de forma autógena. Além disso, garante uma alta reprodutibilidade e qualidade da junta e alta velocidade de soldagem.Praticamente todos os materiais podem ser soldados por laser, incluindo a maioria dos metais e suas ligas.
Não importa o tipo de aplicação, o laser é uma ferramenta de precisão, facilmente programável, que não necessita contato mecânico com a peça.
FUNDAMENTOS DO PROCESSO
A energia a laser não existe na natureza e é produzida através de algum tipo de fonte de energia, como uma lâmpada, que estimula um grande número de elétrons em repouso, os