SOLDAGEM OXI-ACETILÊNICA
Curso: Técnico em Mecânica
SOLDAGEM OXI-ACETILÊNICA
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Processos de Soldagem do 2º modulo do referido curso Técnico em Mecânica.
INTRODUÇÃO
A soldagem utilizando um gás combustível e um gás comburente é chamado de solda a gás, gases esses tais como: Acetileno, Hidrogênio. Propano,
Butano, Gás natural. Em alguns casos é utilizado o gás de carvão, petróleo e outros gases. Processo este utilizado em maior escala durante meio século e introduzido na indústria em 1903. No entanto métodos mais sofisticados são hoje aplicados em relação aos processos de soldagem e é agora usado para unirem componentes e fazer reparos em metais ferrosos e não ferrosos.
2
SOLDAGEM OXI-ACETILÊNICA
A soldagem com chama tem um por finalidade unir por meio de um calor através de uma mistura oxi combustível as bordas a ser soldada com o auxilio do material de adição. Mistura esta adquirida por meio de um gás combustível e um gás comburente
GÁS COMBUSTIVEL
TEMPERATURA DE COMBUSTÃO
Acetileno – (C2H2) + Oxigênio
3480
Hidrogênio – (H2) + Oxigênio
2980
Propano – (C3H8) + Oxigênio
2925
Butano – (C4H10) + Oxigênio
2980
Gás natural – (CH4 e H2) + Oxigênio
2775
A chama é originada pelos gases combustíveis e a reação é função do gás comburente, visto que na tabela acima mostra que a queima entre oxigênio e acetileno é o que provoca a maior temperatura de fusão, são eles os mais utilizados neste processo.
OXIGÊNIO (O)
O oxigênio é um gás encontrado na natureza em abundancia, inodoro, incolor e indistinguível ao tato, quando utilizado puro todas as reações são intensificadas, foi separado e descoberto como um gás em 1774 por Lavoisier, podendo ser preparado em laboratório através da reação química, eletrolise da água e liquefação do ar. Seu fornecimento é dado em cilindros de aço na cor preta e em grandes quantias em estado liquido.