Solda Oxiacetilênica
01. Em que consiste a soldagem oxi-acetilênica? Comente o processo incluindo as reações quando se usa acetileno e quando usa carbureto.
A soldagem oxi-acetilênica é um processo no qual a união das peças é obtidas pela fusão localizada do metal por uma chama gerada pela reação entre o oxigênio e acetileno. Pode ser necessária à utilização de metal de adição, em forma de arames é aplicado pelo soldador.
Dependendo do metal a ser soldado pode ser necessária a utilização de um fluxo que promove a remoção e a dissolução dos óxidos e impurezas e superficiais. O fluxo normalmente levado até a região da soldagem com auxilio do arame do material de adição. Utiliza uns equipamentos simples e de baixo custo e pode ser usada de diversos tipos de metais. O mesmo equipamento pode se utilizado com diversos maçaricos e bicos permitindo executar cortes, brasagem e tratamento térmico de pequenas peças.
02. Comente sobre tipos de chama e quando deve ser usado cada tipo.
Há três tipos básicos de chama: carburante, neutra e oxidante. Além da natureza química, estas chamas também diferem na estrutura e forma.
• Chama Carburante
Tem a tendência a provocar a carbonetação do metal em fusão, devido o excesso de acetileno.
Possui pouca utilização, geralmente usada em alumínio e ferro fundido maleável.
Possui acetileno em excesso, em relação ao oxigênio.
• Chama Neutra
É obtida através do 1:1 entre oxigênio e acetileno.
Possui um cone interno bem definido, de um branco intenso. É empregada amplamente para soldar e aquecer. Em função da sua neutralidade ocorre uma atmosfera de proteção à solda.
Possui uma grande aplicação nos matérias ferrosos.
• Chama Oxidante
É obtido através de um excesso de oxigênio em relação o acetileno.
Tem a temperatura mais elevada da chama.
É utilizada no processo de oxi-corte e também de soldagem de latões de corte.
03. Cite os elementos principais de um maçarico para solda.
O maçarico de soldar é composto de um