economia
Nas organizações que contam com o RH agregam valores, demonstram confiança para seu cliente e tendem a contar com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar seus funcionários.
De acordo com Chiavenato(2003), conceitua que Recursos Humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de várias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.
A empresa no ramo de alimentação, restaurante Bom D’gust, é uma organização de médio porte, atua no mercado fornecendo refeições de diversos gostos. O mesmo atende a uma demanda grande na cidade, situa-se na cidade de Bela Cruz, na Rua São Miguel, Nº 373, está no mercado a mais de dez anos, aglomerando um quadro de aproximadamente 25 funcionários. Possui uma cultura conservada, pouco renovadora, onde as decisões tomadas são convergidas apenas na gestão administrativa, sem participação alguma dos funcionários.
A empresa não possui um sistema de setor pessoal onde realiza uma boa comunicação com gestão administrativa e colaboradores, assim, dificultando o diálogo entre ambos.
Hehn (1999) ressalta a importância da tecnologia de informação na gestão de pessoas e a sua permanente evolução resultando num excelente facilitador na relação empresa e funcionários. A responsabilidade da área de administrar pessoas é fazer com que as mudanças aconteçam e os gestores de RH terão que adotar uma postura de receptividade diante as inovações. o Planejamento de Recursos Humanos consiste em identificar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários à