Diretrizes para serviços de manutenção
1 - OBJETIVO:
Este procedimento tem como objetivo determinar a metodologia para serviços de solda em equipamentos e estruturas da fábrica.
2 - CAMPO DE APLICAÇÃO:
Este procedimento deverá ser aplicado em qualquer serviço de solda e/ou corte pelos diversos processos na fábrica.
3 - CONCEITOS BÁSICOS:
EPI: Considera-se Equipamento de Proteção Individual, todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador.
PT: Permissão de Trabalho é a autorização dada por escrito, em documento próprio para a execução de qualquer trabalho de manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo ou inspeção de equipamentos a ser realizado na área industrial.
Soldagem: A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material.
Soldagem com Arames Tubulares: A soldagem com arame tubular (FCAW) é um processo similar ao MIG/MAG no que diz respeito aos equipamentos utilizados e aos princípios de funcionamento.
Soldagem MIG/MAG ou GMAW: Na soldagem MIG (Metal Inert Gas) ou MAG (Metal Active Gas), também chamadas Gas-Shielded Metal Arc Welding (GMAW), um arco é mantido entre o arame sólido e a peça de trabalho.
Soldagem por Eletrodo Revestido (MMA): A soldagem com eletrodos revestidos é chamada de MMA (Manual Metal Arc) ou SMAW (Shielded Metal Arc Welding). Esse é o mais antigo e o mais versátil dentre os vários processos de soldagem a arco.
Soldagem TIG ou GTAW: A soldagem TIG produz uma solda limpa e de