Hemisfério Cerebrais
Existem dois hemisférios cerebrais, o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito que estão ligados um ao outro através de um espesso feixe de fibras nervosas, o corpo caloso.
Quando são referidos os hemisférios cerebrais estão muitas vezes a referir-se ao córtex cerebral, camada cinzenta com cerca de 3 a 4 milímetros de espessura que cobre os hemisférios cerebrais e onde residem as capacidades superiores humanas.
Efectivamente os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, porque os feixes nervosos que conduzem as instruções até aos músculos cruzam-se no percurso.
Nos seres humanos cada um dos hemisférios especializou-se em funções diversas: é o que designamos de especificação hemisférica.
Os dois hemisférios cooperam um com o outro, se um dos hemisférios não funcionar, o outro tem muita dificuldade em agüentar.
O hemisfério esquerdo age com porções e “tritura” a informação, pedaço a pedaço, também podemos designar como o hemisfério da lógica e da razão. Em equivalência, o hemisfério direito funciona com unidades totais, designado como o hemisfério criador e óbvio. Mas estas designações não são tão lineares como isso.
Diferença entre o direito e o esquerdo
De uma maneira geral o trabalho é repartido pelos dois hemisférios da seguinte forma:
• Hemisfério Esquerdo:
Trabalha com as relações lógicas e com as unidades limitadas pelo tempo;
Trata uma coisa de cada vez;
Parece que é mais teimoso mostrando mais persistência em acabar aquilo que começou.
• Hemisfério direito:
Trabalha simultaneamente com unidades conjuntas e com a coerência no espaço;
Parece que é mais flexível e consegue mudar facilmente de plano quando procura resolver um dado problema
Necessário sempre que é preciso associar algo a experiências para além do simplesmente linguístico. Linguagem e hemisférios cerebrais
Uma conversa não é uma mera troca de palavras, o tom do que é dito e a linguagem corporal