importancia da gestão
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar as “armadilhas” na Gestão da Manutenção
Júlio NASCIF Xavier (1)
Luiz Carlos DORIGO (2)
RESUMO
De modo a se tornarem mais competitivas, as empresas necessitam que as funções básicas representadas pelos diversos departamentos de sua estrutura apresentem resultados excelentes. A Manutenção, como função estratégica das organizações e responsável direta pela disponibilidade dos ativos, tem uma importância capital nos resultados da empresa. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a Gestão da Manutenção. No entanto, ao lado de empresas nas quais a Manutenção é modelo, existe um número significativo de outras empresas que, cometem diversos erros, ou melhor, caem em “armadilhas” no modo de gerenciar, não conseguem apresentar os resultados desejados e desse modo acabam não ajudando a empresa. Esse trabalho está baseado nos trabalhos de consultoria que a TECÉM desenvolve somada à experiência de seus consultores no Brasil e na América Latina.
1 – ESQUEMA DE ATRIBUIÇÕES DA MANUTENÇÃO
Podemos representar as principais atribuições da Manutenção através do esquema mostrado na figura 1, no qual três aspectos são indispensáveis para que os resultados sejam alcançados:
- RELACIONAMENTO – pode ser dividido em relacionamento interpessoal - que trata das relações entre as pessoas da organização, e relacionamento institucional - que trata da relação entre os departamentos que compõem a estrutura organizacional da empresa. Em uma Matriz “5W2H” esse atributo seria definido pela palavra QUEM (ou COM QUEM).
(1) Júlio Nascif Xavier, engenheiro mecânico, diretor da Abraman regional MG, diretor da TECÉMTecnologia Empresarial Ltda.
(2) Luiz Carlos Dorigo, engenheiro eletricista, membro da diretoria da Abraman regional MG, consultor da TECÉM-Tecnologia Empresarial Ltda.
TECÉM - Tecnologia Empresarial Ltda
Maintenance Management Expertise
Rua Inconfidentes, 657 s/402 – Savassi –