Solda
Introdução
Revisão bibliográfica
* Processo de soldagem por eletrodo revestido
* Vantagens e desvantagens do processo de soldagem
* Funções do revestimento
* Tipos de revestimentos
Experiência
Conclusão
Anexos
Bibliografia
Introdução
Nesta primeira aula serão introduzidas as noções de soldagem por eletrodo revestido, processo mais comum utilizado em soldagem atualmente, descrevendo o processo em si, o eletrodo e os equipamentos utilizados.
A aula prática se dará com a tarefa de a dupla realizar um cordão de solda simples, unindo duas placas de ferro, descrevendo suas observações quanto ao que está sendo produzido e observado, dificuldades, etc.
Revisão bibliográfica
Processo de soldagem por eletrodo revestido
Soldagem por definição é um processo de união permanente de metais, que utiliza a passagem de uma corrente elétrica entre as peças a serem soldadas fazendo uso de calor ao ser passada a corrente elétrica e/ou pressão e/ou metal de adição.
Ao longo dos anos o processo de soldagem por eletrodo revestido foi desenvolvido em vista das necessidadas da época de um processo de união de metais.
Ao ser introduzido o eletrodo nu, primeiro utilizado, verificou-se a necessidade de proteger a reião da solda contra ataques de gases que atacavam a poça de fusão; com isso foram desenvolvidos os primeiros revestimentos de eletrodo, uma camada argilosa (cal), que formavam uma atmosfera de proteção para poça de fusão e com a evolução da tecnologia e do processo, chegaram aos revestimentos utilizados hoje em dia. A figura a seguir ilustra o processo por eletrodo revestido:
[pic]
Vantagens do processo de eletrodo revestido
- baixo custo;
- equipamento relativamente simples;
- versatilidade do processo;
- possibilidade de realização de solda em locais de difícil acesso.
Desvantagens do processo de eletrodo revestido
- baixa produtividade;
- cuidados especiais no manuseio do