Behaviorismo
Data: 19/09/2012
Alunos:
Profº:
Comportamento Organizacional
Behaviorismo
O estudo do Comportamento.
O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo publicado em 1913, intitulado “Psicologia: como os Behavioristas a veem”. Behavior vem do termo inglês que significa comportamento. A mesma também é conhecida como comportamentalismo, teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento ou Análise do Comportamento.
Watson, colocando o comportamento como objeto da Psicologia, deu a esta ciência a consistência de um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos, características que foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência.
Com o passar do tempo, a ideia de colocar o comportamento como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi mudado e hoje não se intende o comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde acontece. Então concluímos que, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre as ações do indivíduo e o ambiente, ou seja, interação entre as respostas do indivíduo e as estimulações oferecidas a ele.
A análise experimental do comportamento.
O mais importante dos Behavioristas que sucedem Watson é B.F. Skinner (1904-1990).
O Behaviorismo de Skinner ficou conhecido como behaviorismo radical, termo que o próprio criou para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental do comportamento.
A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante.
O comportamento Operante.
O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana. Para exemplificar melhor os conceitos foi realizada, por Skinner e outros analistas do comportamento, experiências para analisar como as variações no ambiente interferiam nos comportamentos, experiências essas