solda
Curso Técnico em Mecânica
Disciplina: Soldagem e Caldeiraria
Notas de aula – Segurança na Soldagem
Prof. Valdir
1
FATORES DE RISCO EM OPERAÇÕES DE SOLDAGEM E CORTE
Em uma operação de soldagem estão presentes vários fatores que, agindo isoladamente ou em conjunto, representam sério risco à saúde do trabalhador:
Calor;
Ruído;
Radiação;
Fumos e gases;
Fogo e eletricidade;
Tais fatores devem ser mantidos sob controle, exigindo medidas de proteção tanto individuais quanto ambientais, no sentido de proteger, não só o trabalhador envolvido diretamente na operação, como, também, outras pessoas, máquinas, equipamentos e instalações.
A inobservância a tais fatores pode conduzir à formação de um ambiente inseguro, com graves conseqüências, caso um acidente venha a ocorrer, levando a prejuízos, mutilações ou até mesmo a perda de preciosas vidas.
RADIAÇÃO: Durante os processos de soldagem ao arco elétrico são gerados raios ultravioletas de alta intensidade, raios infravermelhos e radiação dentro do espectro visível da luz.
A pele exposta à radiação ultravioleta, mesmo que por poucos minutos, sofre queimaduras semelhantes às provocadas pelo sol, podendo provocar ulcerações e câncer de pele. Os raios infravermelhos, agindo sobre a pele, provocam efeito de aquecimento. Se o tempo de exposição for prolongado, provocará, também, queimaduras. Agindo sobre os olhos, os raios infravermelhos, ultravioletas e a radiação visível ocasionarão sérios danos aos mesmos, tais como: conjuntivite, irritação das pálpebras, cegueira temporária e catarata. No caso de exposição prolongada ou repetida, os danos serão maiores, podendo ocorrer uma lesão permanente. Torna-se, portanto, necessário a utilização pelo soldador de equipamentos de proteção como luvas, aventais, mangas compridas, capacetes, óculos e viseiras com lentes especiais. A escolha da lente adequada é de suma importância e estas são identificadas