solda
Nícolas Falchetto Garcia
¬¬¬¬¬
Segurança e Higiene em soldagem
Guarapari 2014
Todo profissional envolvido nos trabalhos de soldagem deve estar consciente das atividades que precisa desempenhar como um todo e, também, conhecer os riscos decorrentes da utilização dos equipamentos manuseados para a execução dessas atividades. É indispensável, ainda, que esse profissional se preocupe em adotar medidas de saúde e segurança capazes de minimizar acidentes, e que vão permitir o desempenho de seu trabalho de forma segura e eficaz. A soldagem é uma ocupação segura desde que sejam tomadas as medidas necessárias para proteger o soldador dos riscos potenciais.Subestimando ou ignorando medidas de segurança os soldadores ficam expostos a perigos como:
Choque Elétrico
Exposição demasiada a Radiação (queimaduras).
Inalação de Fumos e Gases.
Risco de Incêndio e Explosões.
EPI’s de segurança para soldagem: Luvas Para completa proteção das mãos, em serviços de solda em geral, esmeril, ácidos, produtos químicos e eletricidade são oferecidos modelos com punho longo ou médio, confeccionados com materiais resistentes ao calor e adequadas a todos os tipos de operação industrial.
Mangas Complemento necessário à proteção dos braços do soldador, fornecidas em modelos confeccionados em asbesto (resistente ao calor) ou raspa de couro.
Avental Para mais ampla do corpo do operador em serviços de solda em geral,