Logistica Aplicada
O conceito de cadeia de valor formulado por (Porte, 1886) destaca a agregação de valor através da realização de atividades primárias e secundárias.
As atividades primárias são compostas por logística interna e logística externa, as atividades primárias são muito importantes para atingir o custo total da logística, já que, contribuem com a maior parcela do custo total da logística e também o cumprimento da tarefa logística.
A logística interna está relacionada com o manuseio de materiais, armazenagem e controle de estoques, já a logística externa está relacionada com a coleta, armazenagem e distribuição do produto final para o cliente.
Ballou (2001) separa as atividades logísticas em dois tipos: Atividades Chave e Atividades de Suporte.
As Atividades-Chaves são: Administração de Estoques, Transportes, Fluxo de Informações e Padrões de Serviço ao cliente, cada uma destas atividades pode representar sozinha, aproximadamente valores entre a metade ou dois terços do custo logístico total (Ballou, 1989).
Transportes: É a atividade que permite à empresa a movimentação de suas matérias-primas ou seus produtos. Sua importância é reforçada pois os transportes assumem em geral grande percentual dos custos logísticos.
Gerencia de estoque: É a atividade que permite disponibilização de produtos aos clientes, a entrega imediata de acordo com suas necessidades.
Fluxos de informação e processamento de pedidos: É a atividade que inicia a movimentação de produtos em razão dos pedidos dos clientes.
As Atividades de suporte como o próprio nome diz, são