Solaris
No final dos anos 60, Ken Thompson do Bell Laboratories, desejava criar um sistema operacional que suportasse e coordenasse os esforços de uma equipe de programadores em um ambiente de pesquisa. Dessa forma surge o sistema UNIX, cuja primeira versão foi escrito em Assembler para o PDP 7.
Em 1978, Dennis Ritchie produziu a sétima versão do UNIX, que por ter sido reescrito em linguagem C, tornou possível transportá-lo de uma arquitetura para outra sem dificuldade. A partir desta data, o código fonte foi licenciado para outros estabelecimentos comerciais e pesquisas, passando a ocorrer o desenvolvimento de versões distintas. Nos anos 80, o sistema tornou-se popular entre pesquisadores e usuários comerciais. Várias versões foram desenvolvidas, entre elas o Xenix e o SCO-Unix. Com a fundação da Sun em 1982, surgiu mais uma linha de desenvolvimento, o Sun OS. Na mesma época, viu-se a necessidade de unificar as versões UNIX existentes, com a intenção de transformá-lo realmente em um sistema aberto.
Com o comprometimento de vários fabricantes em adotá-lo, foi desenvolvido um único UNIX, conhecido como System V Release 4, aproveitando o que havia de melhor. Já baseado nesse novo sistema, a Sun Microsystems lança o Sun OS 5.x, e em 1992, surge à primeira versão do SOLARIS, muito semelhante ao Sun OS.
O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, com um conjunto de softwares para desenvolvimento e gerenciamento de informações e comunicação entre aplicativos. Criado para obter uma alta performance em aplicações cliente e servidor, o SOLARIS permite acesso transparente e ilimitado a sistemas, servidores, dispositivos periféricos, base de dados remota e uma série de outros recursos e pode suportar várias aplicações e