Solaris
Introdução
Solaris é um sistema operacional de computador, uma variante de UNIX desenvolvida pela Sun Microsystems. Versões mais antigas, baseadas no BSD UNIX, eram chamadas de SunOS. A troca do código base BSD para System V no SunOS 5 foi marcada pela mudança do nome para Solaris 2. As versões anteriores tiveram seu nome mudado para Solaris 1.x. Solaris consiste do sistema base SunOS UNIX mais uma interface gráfica. Solaris é escrito de forma independente de plataforma, e é disponível para processadores SPARC e x86 (incluindo x86_64).
A partir da versão 10, a licença do Solaris mudou, e o produto foi distribuído de graça para qualquer sistema ou propósito, mas depois da aquisição da Sun pela Oracle em 2010, o produto voltou a ser proprietário com uma licença restrita.
Histórico
Em 1987, AT&T e Sun anunciaram que estavam colaborando em um projeto para fundir as variações de UNIX mais populares do mercado na época: BSD, System V, e Xenix. Este projeto se tornou o Unix System V Release 4 (SVR4).
Quatro anos depois, em 1991, Sun substituiu seu sistema UNIX existente (SunOS4) por um baseado no SVR4. Esse novo sistema era identificado internamente como SunOS 5, mas foi introduzido no Mercado com um nome diferente: Solaris 2. A justificativa para o novo nome é que o sistema agora continha não somente o SunOS, mas também a interface gráfica OpenWindows e a funcionalidade Open Network Computing (ONC). As versões anteriores do SunOS foram renomeadas para Solaris 1.x para fins comerciais
Solaris 7, lançado em 1998 foi a primeira versão 64-bit, o que aumentou seu desempenho, capacidade, e escalabilidade. Solaris 9 trocou a interface OpenWindows em favor da compatibilidade com Linux, e adicionou um gerenciador de recurso, o Solaris Volume Manager.
Em 2006, Sun iniciou o projeto OpenSolaris. Dentro do primeiro ano, a comunidade OpenSolaris já havia juntado 14,000 membros com 29 grupos globalmente, trabalhando em 31 projetos ativos. Apesar de exibir um