Solaris
Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, que é uma subsidiária da Oracle. As primeiras versões do Solaris baseadas no código do BSD(Berkeley Software Distribution que era uma distribuição UNIX da universidade de Berkeley) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome alterado para Solaris 2 quando passou a ser baseado no System V(que era uma das primeiras distribuições comerciais do Unix). Embora seja desenvolvido historicamente como um software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris.
Características
O SOLARIS é um sistema operacional totalmente baseado em UNIX com grande peso no mercado. Por serem derivados do mesmo SO, é muito comum às pessoas confundirem o Solaris como uma distribuição Linux, visto a semelhança na utilização dos comandos por terminal por ambas. Moderno e bastante eficaz, ele tem sido uma boa solução para computadores em rede, especialmente em grandes empresas. Solaris suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC.
SPARC é uma arquitetura de processador desenvolvida pela Sun baseada na arquitetura máquina RISC I de Berkeley, e o seu conjunto de instruções e organização de registros é fortemente baseado no modelo RISC de Berkeley.
O Solaris possui os seguintes recursos: * DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real; * Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes; * Predictive Self-Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e recuperando-se; * Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection; * Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema; * ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração