Solaris
Solaris é conhecido por sua acessibilidade, especial no sistemas de SPARC, também por dar origem a muitas características inovativas tais como DTrace e ZFS. Solaris suporta arquiteturas baseadas nos processadores x86 e SPARC, e é um sistema que segue a especificação POSIX. Embora seja desenvolvido historicamente como um software proprietário, a maioria de seu código-fonte hoje em dia está disponível como o sistema OpenSolaris.
Em sua versão 10, lançada no início de 2005, Solaris oferece os seguintes recursos avançados: • DTrace: análise e resolução de problemas de performance, em tempo real; • Solaris Containers: consolidação de aplicações em servidores de maior porte, através da criação de ambientes isolados e independentes; • Predictive Self-Healing: capacidade de antecipar-se à ocorrência de falhas que possam causar paradas críticas, isolando-as e recuperando-se; • Smarter Updating: atualizações automáticas e inteligentes através do Sun Update Connection; • Integrated Open Source Applications: disponibilidade de centenas de aplicações já integradas ao sistema; • ZFS: um novo tipo de sistema de arquivos que provê administração simplificada, semântica transacional, integridade de dados end-to-end e grande escalabilidade.
De todos os sistemas UNIX "de verdade" já criados, o Solaris, da Sun, é provavelmente o mais famoso. Isso provém principalmente de sua reputação de sistema confiável para grandes datacenters e outros sistemas críticos, mas também pela sua segurança reforçada, seu sistema de arquivos, recursos de auto-reparo para solução de problemas, os quais os desenvolvedores da Sun codificaram no kernel e nos aplicativos do Solaris durante