Pesquisa sobre fundamentos operacionais sobre
PAULISTA
UNIP –UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO :GESTÃO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
MÁTERIA :FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
SALA:304 TURNO:NOITE 2ªTURNO
PROFESSOR:MADISON VITOR
ALUNOS:KATY VILHENA FERREIRA MARCIO MARQUES LILIANE SOUZA FRANCINALDO PINTO JOSE CLAUDIO JUNIOR BRUNO NOBRE
INTRODUÇÃO
Sistema de arquivos
O trabalho falará sobre sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual. Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o Linux é que é o sistema mais popular.
Sistema de arquivos?
É importanter entender o que é um sistema de arquivos antes de prosseguir no assunto. De maneira resumida, um sistema de arquivos é uma estrutura que indica como os dados devem ser gravados em dispositivos de gravação. É de acordo com os recursos oferecidos por essa estrutura que é possível determinar o espaço disponível e