Soja
Introdução O mercado de soja não é tão simples quanto parece, pois este tem uma volatilidade muito alta. Deve-se entender que quando se propõe a discursar sobre qualquer produto vegetal, tem que se ter um conhecimento bastante abrangente, desde a origem (quadro botânico), utilidades e funcionamento do mercado. O que se pretende com este trabalho é exatamente trazer o conhecimento deste segmento para a população, sendo o início de uma cadeia de pensamentos desenvolvidos no sentido de dirimir e desmistificar esta comodite, podendo assim conhecer e descobrir um pouco mais sobre esse vegetal ...
Neste trabalho nós iremos identificar que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja atrás apenas dos EUA. E iremos conhecer um pouco mais de cada detalhe da soja , conheceremos vários aspectos , desde a plantação , produção , o cultivo até chegar em seus produtos e subprodutos .
ORIGEM DA SOJA A primeira referência à soja como alimento data de mais de 5.000 anos atrás. O grão foi citado e descrito pelo imperador chinês Shen Nung, considerado o “pai” da agricultura chinesa, que deu início ao cultivo de grãos como alternativa ao abate de animais.
Um dos principais indicativos que atestam a importância cultural e nutricional da soja para os chineses é o fato de que já nos anos 200 antes de Cristo (a.C.) o grão era a matéria-prima essencial para a produção do tofu (leite de soja coalhado), tendo representado por milhares de anos a proteína vegetal, o leite, o queijo, o pão e o óleo para os chineses. Além disso, a soja era uma espécie de moeda, porque era vendida à vista ou trocada por outras mercadorias.
A soja de cinco milênios atrás difere muito da soja que conhecemos hoje: eram plantas rasteiras que se desenvolviam ao longo de rios e lagos – uma espécie de soja selvagem. O processo de “domesticação” da soja ocorreu no século XI a.C., a partir de cruzamentos naturais feitos por cientistas chineses. Neste momento, a