Sofística - a verdade pode ser manipulada?
VERDADE E MENTIRA
PODE A VERDADE SER MANIPULADA?
I
O que é a verdade?
Essa pergunta tem orientado o trabalho filosófico desde o aparecimento da Filosofia na Grécia. Num primeiro momento, pode-se chegar facilmente à conclusão de que a verdade está fortemente relacionada com os fatos, com os fatos do mundo externo; melhor, a verdade tem que corresponder àquilo que de fato acontece ou aconteceu. Assim, para saber se a sentença “O livro de Filosofia está sobre a mesa” é verdadeira, seria necessário conferir se realmente o livro citado está em cima da mesa. Obviamente, o trabalho fica mais complicado quando se tenta analisar fatos pretéritos e também fatos futuros. O primeiro diz respeito, por exemplo, ao conhecimento histórico; já o segundo estrutura questões caras ao conhecimento científico. Assim, para alcançar algumas verdades sobre o descobrimento do Brasil, se faz necessário um trabalho de pesquisa histórico que, evidentemente, não alcança o conhecimento direto do fato, já que esse faz parte do passado. Mesmo assim, há boas razões para supor que o conhecimento histórico é capaz de mostrar com relativa confiabilidade o que aconteceu no passado.
O conhecimento científico parece se apoiar na premissa de que há uma realidade sólida a qual, além de ser sempre verdadeira, estrutura leis da natureza que devem servir de base para a pesquisa científica. Mas será que existem verdades tão inabaláveis que podem servir de índice de correção para se tentar conhecer o mundo? O autor desse texto crê que na pesquisa científica há como identificar mais claramente àquilo que poderíamos chamar de indícios de verdade. Por conta disso, a ciência comumente fecha a porta para certas teorias ou certos tipos de conhecimento, por conta, entre outros, desses falharem em se acomodar a esses indícios de verdade.
Todavia, parece ser bem mais complicado falar de verdade com relação ao conhecimento moral. Ou seja, é possível estabelecer um comportamento ético o qual