Filosofia moderna
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................4
3 CONCLUSÃO....................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS..................................................................................................9
INTRODUÇÃO A proposta deste trabalho é explicar alguns pontos da filosofia moderna e o seu conceito, suas características e fazer uma síntese sobre o ponto de vista de alguns filósofos modernos.
Conceito de modernidade na Filosofia A filosofia moderna pode ser entendida como a uma nova visão de mundo do individuo, onde o senso comum é deixado para trás, e um novo conceito surge baseado no poder da razão.
Principais correntes filosóficas: racionalismo e empirismo O racionalismo é a o conhecimento adquirido de maneira lógica e exata através do uso da razão. Os racionalistas consideram que só é verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessário e universalmente válido. Já no empirismo, acredita-se que o conhecimento é adquirido de acordo com as experiências ou dos sentidos, pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados.
A Filosofia de René Descartes Descartes apresentou um modelo racionalista para o conhecimento no qual refere que a razão possui ideias inatas, sendo estas claras e distintas, postas por Deus no espírito do Homem. Esta sua corrente acaba por explicar algumas ideias muito controversas na filosofia, como por exemplo, a existência de Deus, explicada por