software proprietario
Grupo: Antonio Dias, Josiel Felipe,Leonidas Fernandes, Paulo
Henrique, Victor Junio e Willian Montaigne
Propriedade intelectual
Definição
• Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. A expressão foi cunhada em oposição ao conceito de software livre.
Proprietario x Livre
• Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
Historia
• No final dos anos 1960, os computadores—caras e enormes estruturas, normalmente localizadas em grandes quartos com ar condicionado. Os serviços e softwares disponíveis eram geralmente fornecidos pelas fabricantes, sem cobranças separadas, até 1969. O código-fonte do software geralmente era fornecido com o hardware. Usuários que desenvolviam software muitas vezes disponibilizavam-no, sem custos extras. Quem comprava a enorme e cara estrutura (o hardware).Em 1969, a IBM, sob a ameaça de litígio Antitruste (lei da concorrencia) , levou uma mudança de indústria, começando a cobrar separadamente por software e serviços, e deixando de fornecer o código-fonte.
• Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença.
Licença de uso
• a licensa de uso de um software e uma licensa coseguida em um cadastro feito com o desevolvedor desse software, esse cadastro vc recebe o "numero" de licensa que é uma numeração de serie usada para iserir o campo de ativação do software para poder usufluir de todas as fucionalidades do mesmo. Um software não ativado vc so podera usar pequena parte dos seus