Software Livre e Proprietário
ALUNO: Ricardo Arno Luzzi
DISCIPLINA: Introdução à Informática
AD1 – FÓRUM DE DISCUSSÃO: SOFTWARES LIVRES X SOFTWARES PROPRIETÁRIOS
A principal diferença entre software livre e o software proprietário esta no código- fonte que compõe a estrutura do programa.
O código do software proprietário é como se fosse uma caixa preta: ninguém sabe como foi gerado ou o que tem dentro dela e a empresa mantém isso em segredo, pois é a chave de seu sucesso. É o que garante o lançamento de novas versões sempre vendidas por preços elevados.
Entre as principais vantagens esta na facilidade de implementação e adaptação, é compatível com a maioria dos programas oferecidos. Ele e mais popular entre as pessoas, fazendo que seja de mais fácil acesso para as pessoas.
2 exemplos de software proprietário são: Microsoft Windows, Mac OS
Enquanto o código do software livre, não a segredos. Seu código é aberto sendo possível saber como tudo foi feito e o programador pode mudar o sistema de acordo com a necessidade. A chance de erros é muito menor, pois como todos têm acesso às informações, o sistema pode ser infinitamente revisado e melhorado. Entre as principais vantagens está a economia com o pagamento de licenças. Além disso, eles não precisam usar versões piratas de programas proprietários. O software livre é um projeto de construção de comunidades, que possa compartilhar conhecimento e produzir juntos boas ferramentas, que sejam acessíveis a todos.
Ao utilizar o software livre não só você estimula o conceito acima como reduz o custo do seu projeto.
2 exemplos de software livres são: GNU/Linux, Ubuntu