Professor
Por definição,
Para transformar a resposta para o sistema CGSES podemos fazer a seguinte proporção:
Resposta: .
2. Qual a carga elétrica que passa pela secção transversal de um condutor durante uma hora, sabendo-se que a intensidade da corrente é constante e vale 2 ampères?
3. A diferença de potencial entre dois pontos de um condutor é 10 volts. A intensidade da corrente é constante e é igual a 4 ampères. Qual a resistência e a condutância entre esses dois pontos do condutor?
Pela lei de Ohm,
4. A diferença de potencial entre dois pontos de um condutor é 16 v, e a resistência é . a) Qual a intensidade da corrente que circula? b) Qual a condutância do condutor?
5. Calcular a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, sabendo que a intensidade da corrente é 5 A e que a resistência entre dois pontos vale .
6. A resistência de um condutor é . Calcular a diferença de potencial entre os extremos do condutor em volts, sabendo que a intensidade da corrente que circula é um miliampère.
7. A diferença do potencial entre os extremos de um condutor é . A intensidade da corrente é constante de 100 mA. a) Calcular a resistência em e em . b) Calcular a condutância.
8. Um condutor AB de resistência é ligado em série com um condutor BC de resistência . A intensidade da corrente que passa por é de 2 A. Calcular: a) a intensidade da corrente que passa por ; b) a diferença de potencial entre A e B, e entre B e C; c) a resistência total; d) a diferença de potencial entre A e C.
Figura 136
9. São associados em série três condutores cujas resistências valem respectivamente 1, 2 e 3 ohms. A diferença de potencial entre os extremos da associação é 60 volts. Calcular a diferença de potencial entre os extremos de