Software Project Anti Patterns - Resumo Comentado/Crítico
Resumo Comentado/Crítico:
A falha em projetos de software em vários níveis tem se mostrando alarmantes. Mais ainda, pois, essas falhas podem levar ao insucesso geral ou parcial (não atingindo certos objetivos) dentro dos projetos e das equipes envolvidas no desenvolvimento. As razões são diversas e possuem caráter interno ou externo, no artigo em questão o foco serão as falhas internas. Segundo o autor os padrões em desenvolvimento de projeto constituem peças importantes para superar tais falhas. Os anti-padrões são aspectos altamente relevantes, eles, quando corretamente abordados e compreendidos fornecem parâmetros de quais não são as melhores estruturas de análise, projeto ou implementação no desenvolvimento de software.
Seu foco está ligado aos possíveis erros comuns dos projetistas e as falhas que levam ao fracasso no desenvolvimento de software.
Um padrão é tipicamente a solução para um erro comum. No caso de projetos de software esse erro pode ser humano e de uma armadilha social/cultural. Os anti-padrões são os riscos potenciais durante a execução de um projeto, soluciona-los pode ser descrito como um mecanismo para evitar riscos. A descrição dos anti-padrões é variável, mas tradicionalmente são feitos em forma de modelos informais. A produção de um AP é feita com base na experiência adquirida generalizando casos de projeto onde más decisões tenham sido feitas. As situações problemáticas,segundo o autor, se mostram quando houveram erros demasiados, sejam eles em qualquer espécie (ligado à equipe, falta de qualidade, problemas de comunicação, dentre outros). As principais fontes para esses anti-padrões foram códigos de projeto fechado, pois, aqueles Open Source (de código livre). Em projetos de código livre pesquisadores buscaram indicadores de vitalidade e padrões de sucesso, mas ainda assim, como a exploração é menor e um grande número destes é abandonado ou não chega ao
sucesso