Leitura deleite
AUTOR: Vicente Martins
O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda a pedagogia.
1.º - Aprimorar o educando como pessoa humana A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como pessoa humana. A escola não se pode limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, de corpo e alma.
2.º - Preparar o educando para o exercício da cidadania Uma dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é o reconhecimento da importância do ensino e aprendizagem de valores vinculados à cidadania na educação escolar.
3.º - Construir uma escola democrática Os educadores do no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio do qual não arredam pé nem abrem mão.
4.º - Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho A escola, através dos seus professores, poderá qualificar o educando para aprender a progredir no mundo do trabalho, o que equivale a dizer oferecer instrumentos para dar respostas, não acabadas (porque a vida é um processo inacabado), às novas questões sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente o novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade.
5.º - Fortalecer a solidariedade humana É papel da escola favorecer a solidariedade que nasce do laço recíproco e quotidiano e de amor entre as pessoas.
6.º - Fortalecer a tolerância recíproca Um dos mais importantes princípios de quem ensina e trabalha com crianças, jovens e adultos é o da tolerância. A tolerância começa na aceitação, sem reserva, das diferenças humanas, expressas na cor, no cheiro, no falar e no jeito de ser de cada educando.
7.º - Zelar pela