filosofia e etica
Aluno: Eric Scarpini
Mat.: 13213110439
Polo: Belford Roxo
Curso: Administração Pública.
Atividade 01
Atividade aula 1
Leia o texto de Selvino José Assmann (Apostila do Curso), das págs. 19 a 35 e faça as atividades de aprendizagem pedidas na págs. 35.
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
RESPOSTAS:
1. Os gregos buscavam respostas que atendessem seus problemas partindo de um prisma universal. Uma solução colimada com uma perspectiva segura, destoando das mutáveis percepções humanas, baseada na racionalidade, na natureza e também na realidade do ser humano.
2. A filosofia no senso comum pode ser definida de forma sucinta como o que se recebe de outra geração, esta ligado a crença, embora não a trate como tal, assim, na medida em que tais saberes se tornam comum no cotidiano. Suas relações não são impedimentos de distinção entre os saberes, ou seja, percebe-se uma definição especifica para cada filósofo.
A grande parte das pessoas em que consultei, não dispõe da definição de filosofia pelo conhecimento grego, distorcem a noção de busca da realidade através de um pensamento critico racional, onde a verdade buscada distancia-se dos conceitos pessoais humanísticos.
3. A filosofia tem como principal característica a busca contínua de conhecimento. O conhecer como um todo. A resposta dos``porquês´´. Já a ciência estrutura-se através do conhecimento da realidade