SOFTWARE LIVRE
Escrevo este artigo com o objetivo de atender um trabalho acadêmico e principalmente para mostrar em quais maneiras o software livre poderá ser útil nas micro e pequenas empresas, bem como o software livre está ganhando espaço e repercutindo cada vez mais no comércio de informática e perante os órgãos governamentais. 0
Sobre o autor:
Daniel Fonseca Reis – danieeel@globo.com
Cargo atual: Desenvolvedor .NET Formação Acadêmica:
- Graduando em Administração de Empresas (Instituto Metodista Izabela Hendrix),
- Estudante de Sistemas para Internet (Faculdade de Tecnologia INED),
- Técnico em Informática Gerencial (Colégio COTEMIG),
- Recém formado no programa Microsoft Student to Businness (S2B) – Turma DEV.
Escrevo este artigo com o objetivo de mostrar em quais maneiras o software livre poderá ser útil nas micro e pequenas empresas, bem como as maneiras como o software livre está ganhando espaço e repercutindo cada vez mais no comércio de informática e perante os órgãos governamentais. O software livre está se desenvolvendo principalmente na característica facilidade, conquistando usuários não experientes em informática. Neste artigo são expostos os motivos pelo quais as micro e pequenas empresas devem estar atentas a esta idéia, e como podem beneficiar-se muito com ela.
O Software Livre
O software livre foi proposto por Richard Matthew Stallman, que adiciona a liberdade dos usuários de executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. O software é livre se segue às quatro liberdades:
• Liberdade nº 0: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
• Liberdade nº 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades sem a necessidade de autorização do autor ou distribuidor do software.
• Liberdade nº 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu