Vila Santa Isabel
- O Bairro
A vila Santa Isabel foi fundada em 1943 e destaca-se por sua grande igreja. Esta possui uma torre que tem aproximadamente 103 metros, uma das mais altas do país.
Muitos moradores antigos, alguns com a idade do bairro ou mais, afirmam que o bairro nasceu da Fazenda dos Eucaliptos. Um dos fatores que comprovam a antiguidade da Vila são suas construções antigas, dando assim, um ar de cidade do interior.
No inicio muitas ruas eram identificadas com números, além de ruas de terra. Havia muitas dificuldades como água, esgoto, calçamento, asfalto e luz. Tudo melhorou quando o padre Monselhor Ciro Turino, chegou trazendo com ele o político Norberto Mayer que fez muitas melhorias para o local. Outra figura que se destaca como protagonista para o crescimento do bairro foi Maria Neto Ribeiro (a Dona Maria Pernambucana), que influenciou até na mudança do local de construção da Igreja, pois queria valorizar seus lotes. A Vila Santa Isabel cresceu com a grande iniciativa do Monsenhor em seu majestoso empreendimento na construção da Igreja de Santa Isabel. Quase todos os moradores acompanharam de perto a construção da Igreja, que se transformou em um marco. A grande torre atraía muitas pessoas e tornou o bairro conhecido.
Hoje, a Vila pode ser considerada totalmente residencial, o ar é bom, os moradores, em sua maioria, são antigos e as casas são familiares, pois passaram de geração para geração.
- História
Santa Isabel tem esse nome em homenagem à Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal, sua origem é no ano de 1770 quando ocorre sua formação que está ligada indiretamente a conquista do ouro.
Como era um dos primeiros municípios a compor o Vale do Paraíba, no sentido São Paulo ao Rio de Janeiro, recebeu toda a influência e costumes da região.
Em 25 de junho de 1812 teve sua transformação para "Vila Santa Isabel". Em 1832, foi criado o município de Santa Isabel, desmembrado do território de Mogi das Cruzes, por Decreto Lei, da