SOFTWARE LIVRE
Do Afeganistão ao Zimbábue, foram contabilizados 204 portais governamentais espalhados pelo mundo utilizando o Joomla! como plataforma. Ele é também o CMS preferido dos sites governamentais brasileiros, viabilizando a navegação em órgãos estratégicos como o Ministério da Educação e em portais dos governos de vários Estados e capitais como a Prefeitura de Fortaleza.
Alguns críticos do software livre costumam lançar questionamentos sobre a confiabilidade do Joomla, em termos de segurança. A isso, responde a noção de construção coletiva que permeia tudo o que se faz pelo mundo dentro da filosofia do software livre: A livre distribuição, a gratuidade e, principalmente, a permissão para modificações e trabalhos derivados que devem ser distribuídos sobre os termos da licença original.
Por isso, com a colaboração de muitos e numa frequência considerável, são lançadas atualizações corretivas para vulnerabilidades e bugs apontados pelos usuários, bem como são adicionados novos recursos ao aplicativo. Esses mesmos usuários são convidados a tornar a ferramenta ainda melhor, lançando mão de sua contribuição pessoal, em http://www.joomla.org (site oficial em inglês, que, aliás, é um dos maiores PangeRanks da Internet) ou http://www.joomla.com.br (Joomla! Brasil). Essas também são as únicas fontes confiáveis para se baixar atualizações.
Além de ser de fácil instalação, o alto grau de interatividade e solidariedade comumente alcançados entre os usuários de software livre tornam o Joomla detentor de fiéis admiradores, que multiplicam a cada dia os blogs e sites que se utilizam desta linguagem.
Dicas de