Software livre
Kelvin Vale dos Anjos
Resumo
Esse artigo fala sobre software livre e suas características, distribuições, vantagens, assim como também aborda sobre o Linux, levando em consideração sua arquitetura, sistema de arquivos, processos, entre outros.
Abstract
This article talks about the free software and their characteristics, distributions and advantages, also, talks about Linux and their architecture, file’s system, process, and other things.
1. Software Livre 1.1 Definição
É um software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
Para um software ser considerado livre, é necessária a existência, simultânea, de quatro liberdades básicas: * A liberdade de executar o programa para qualquer propósito (liberdade n° 0) * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; * A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2); * A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. 1.2 Vantagens * Custo de implementação reduzido, quando comparado com o software proprietário. * Agilidade na correção de bugs, tendo em vista que, no software livre, é assegurado o acesso ao código fonte. Ao contrario do software proprietário, que costumam demorar em corrigir falhas no código, gerando indignação em seus usuários. * Mais segurança em relação a ataques de vírus. * Por ser gratuito se torna uma alternativa a pirataria. O que é presente no software proprietário. 2. Linux 2.1 Definição É um sistema operacional livre, ou seja, é permitido o uso, copia, estudo e redistribuição do mesmo. Por possibilitar o acesso ao código fonte, é possível fazer