Software energy
CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
SOFTWARE ENERGY
São Paulo
2012
SOFTWARE ENERGY
Trabalho apresentado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para a disciplina de Gestão da Inovação coordenado pela professora Cely Ades.
São Paulo
2012
Software Energy: Da ideia a sua concepção
Graduado em Análise de Sistema pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), Leandro Martini Chagas decidiu investir em tecnologia para a área de agronegócios após analisar que o sistema de automação de aeração convencional considera somente o clima e possui a opção de “liga e desliga” (ou a aeração estava ligada ou desligada), o que gerava um consumo de energia elevado. Também verificou a necessidade do mercado do setor, levando em conta a armazenagem de grãos e cereais em silos e visando à redução do consumo energético dos armazéns, como na empresa COCARI.
Por esses motivos, em 2010 Leandro criou a empresa DroidTech, incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) em parceria com a WEG e a Agroindustrial Rezende desenvolvendo o software “Energy – Sistema de Gerenciamento de Eficiência Energética na aeração de Grãos”.
A WEG, indústria produtora de motores, forneceu um motor de alto rendimento e, a Rezende, indústria do mercado agroindustrial, os equipamentos de conservação de cereais, o que resultou em um perfeito sistema de aeração. "Esses grandes armazéns necessitam que ventiladores trabalhem para manter o ambiente interno favorável ao armazenamento dos grãos” e “a potência do ventilador varia de acordo com umidade, temperatura, volume, tipo de produto e clima”, explica Chagas.
Em entrevista ao Jornal Notícia (Agência de notícias da Universidade Estadual de Londrina –