Logística
Introdução
Objetivo principal da Logística Internacional é ligar o fabricante aos seus parceiros estreitando e facilitando essa transação de uma forma a melhorar cada vez mais a parceria de rede industrial e de modo geral com fornecedores, transportes e a operação em si.
À medida que a globalização avança, intensifica-se a necessidade de empresas compartilharem economias e descobrir um caminho para desenvolvimento de qualidade e de melhoria contínua, pois cada vez mais a rede logística vem sofrendo restrições, particularmente como o processo Just-in-time, (dificuldades geográficas, de legislação, financeiras e culturais).
O Just-in-time como visa a diminuir tempo de parada da produção, reduzir estoques e maximizar a qualidade, naturalmente fazendo com que os empresários/ Administradores em estratégia transfiram suas empresas cada vez mais perto de fábricas/ montadoras para melhor servi-las. Dessa forma vem crescendo quantidade de fornecedores instalarem-se próximos as fábricas/ montadoras formando assim alianças tão fortes que perdurem por até anos de contratos.
Outro lado de destaque está voltado para parte da tecnologia da informação que sem dúvida desenvolveu muito nesses últimos anos, não podendo deixar de citar o homem que toma decisões, planejando, dirigindo e executando os sistemas.
Para logística do transporte internacional é primordial o sucesso nas operações tanto de importação como de exportação. Devemos levar em consideração a infraestrutura de portos, rodovias, aeroportos e ferrovias de um país a fim de aumento de comércio de seus produtos no mercado global ocasionando diminuição ou aumento de custos, perdas ou ganhos de produção, atrasos ou pontualidades nas entregas em que muitas vezes viabilizando ou não as operações de compra e venda.
Na verdade a logística nunca pára, fazendo com que produtos e serviços sejam colocados a disposição de consumidores no local e hora