As dificuldades ao decidir investir em tic
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
JACIARA SOARES SILVESTRE
201001058186
Turma: 9017
AVALIAÇÃO ESTRUTURADA INTEGRADA
FLORIANÓPOLIS
19/03/2010
1. As dificuldades ao decidir investir em TIC.
Uma pesquisa feita pela Microsoft sobre os investimentos de TI, aponta que para o ano de 2009, 55% das pequenas e médias empresas deveriam manter ou aumentar os investimentos na área de TI.
Mais recentemente temos uma pesquisa divulgada em Dezembro de 2009, pelo SEBRAE – SP apontando que os pequenos e médios empresários paulistas pretendem aumentar os investimentos nos negócios em 2010. O estudo constatou que 72% dos donos de empresa acreditam que, o faturamento irá crescer e 71% planejam gastar, principalmente em inovação tecnológica, compra de máquinas, equipamentos e reforma das instalações.
Um dos fatores que pesam bastante na decisão é a visão de custo e não investimento. O empresário brasileiro é mais conservador e só se decide por um determinado investimento em meio a soluções que deram certo., Se tem o receio nítido de se investir em algo que não dê retorno no curto prazo, provocando a aplicação de um ou outro recurso de TI de cada vez, levando muitas vezes a aquisição de vários sistemas que não se falam entre si.
Já se percebe que as PMEs brasileiras não veem mais a tecnologia como um gasto, mas como uma oportunidade.
Diante desse cenário, o Sr. Harvey, percebeu que o seu negócio sem soluções de TI não conseguiria atender o crescimento que já alcançara e claro manter a vitalidade da empresa.
Porém, a simples aquisição de equipamentos, não foi o suficiente.
Nesse escopo, temos as dificuldades do Sr. Harvey já pontuadas por muitos autores, das quais podemos citar:
· Infra-estrutura;
· Licenças de programas;
· Pessoal qualificado;
· Sistemas de telecomunicações;
· Treinamentos;
· Consultorias;
· Terceirização,
· Conhecimento administrativo do empresário,
Este último