Estudo de casos
TGA
Outubro – 2012
Rio de Janeiro – RJ
Questões
1. O que aconteceria se Taylor não obrigasse os homens a descansar? Você acha que eles se esgotariam e sua produtividade diminuiria como Taylor previu?
R.: Os homens iriam produzir menos, ou seja, iriam ter uma baixa eficiência, pois ficariam mais exaustos rapidamente. Taylor mostrou que, com os homens descansando, diminuiu a exaustão física e aumentou a produtividade.
2. De forma geral, qual a consequência do trabalho duro e ininterrupto?
R.: As consequências são a queda na produtividade, exaustão física e baixo aproveitamento da mão-de-obra e de outros recursos.
3. O que Taylor comprovou com essa experiência?
R.: Taylor comprovou que uma situação bem administrada favorece a produtividade e os ganhos, que são os lucros.
4. Você acha que trabalhar menos produz mais em qualquer situação? Você recomendaria isso a seus auxiliares?
R.: Acredito que não. Acho que apenas em situações que precisam e utilizam esforço físico, pois Taylor comprovou que desgaste físico traz queda na produtividade. Eu recomendaria isso sim aos meus auxiliares.
5. Você conhece outras situações em que as pessoas precisam descansar para poder realizar uma tarefa?
R.: Sim, trabalhos braçais, esportistas, pessoas que trabalham na linha de montagem e de produção em uma indústria.
6. Em sua opinião, por que algumas pessoas trabalham demais: necessidade, excesso de trabalho, falta de método, compulsão, vontade de agradar o chefe, recompensa elevada ou outro motivo?
R.: Acredito que algumas pessoas trabalham demais devido a todos os motivos mencionados, não que uma pessoa obrigatoriamente possua todos os motivos juntos, mas uma pessoa trabalha demais por necessidade, já a outra trabalha demais por excesso de trabalho e às vezes devido à combinação de um ou mais desses