Software Educativo no Ensino da Geometria
O SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DA GEOMETRIA
Historicamente, a geometria sempre ocupou um lugar de inegável destaque, desde as primeiras fases do desenvolvimento do saber matemático. Surgida na antiguidade por necessidade da vida cotidiana, é hoje estruturada no currículo educacional na disciplina de matemática. O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem do educando, possibilitando o mesmo a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, além da construção de outras áreas do conhecimento.
O ensino de geometria no Brasil pode-se considerar deficitário. Várias pesquisas apontam uma omissão ou abandono deste ensino em todos os níveis de escolarização. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) apontam o ensino da geometria como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas a níveis do Ensino Fundamental e Médio.
O estudo da geometria tem como objetivos de despertar no educando o interesse pelo conhecimento geométrico, desenvolver habilidades relacionadas nas situações do cotidiano.
“A geometria está por toda parte”, desde antes de Cristo, mas é preciso conseguir enxergá-la... Mesmo não querendo, lidamos em nosso cotidiano com as idéias de paralelismo, perpendicularismo, congruência, semelhança, proporcionalidade, medição (comprimento, área, volume), simetria: seja pelo visual (formas), seja pelo uso no lazer, na profissão, na comunicação oral, cotidianamente estamos envolvidos com a geometria. Lorenzato (1995)
Pesquisadores em Educação Matemática têm buscado, nos dias atuais, novas estratégias para o ensino e para a aprendizagem da geometria. O objetivo desses estudos é a democratização a esse saber, haja vista o consenso entre docentes e discentes em relação à sua não aprendizagem desde o uso da dobradura até os softwares educativos.
Para pensar a utilização de softwares educativos no ensino da