Software 3d - rhinoceros
Ficha de Programa
Nome Comercial: Rhinoceros
[pic]
Versão: 5.0 (foto da tela inicial é da versão 2.0)
Lançamento: Rhinoceros marca registrada em 1993.
Funções básicas:
Rhino pode criar editar, analisar, renderizar, animar e traduzir NURBS curvas, superfícies e sólidos sem limite de grau, tamanho ou complexidade. Rhino também suporta malhas de polígonos e nuvens de pontos.
Atende as áreas:
Diversos ramos do design, arquitetura e engenharia mecânica.
Histórico:
Rhinoceros (também conhecido como Rhino ou Rhino3D) é um software proprietário de modelagem tridimensional baseado na tecnologia NURBS.
Desenvolvido pela Robert McNeel & Associates para o sistema operacional Windows, o programa nasceu como um plug-in para o AutoCAD, da Autodesk.
Posteriormente, mais desenvolvido, o projeto se tornou um aplicativo independente. Um de seus principais atrativos é a interface operacional. Bastante intuitiva e de fácil assimilação, é co-responsável pela rápida curva de aprendizado do software, principalmente se comparado ao AutoCAD e ao Blender. Apesar da presença de uma tradicional linha de comando, faz-se grande uso do mouse: cliques com o botão direito retomam o último comando ou acessam um menu com as operações mais freqüentes. A roda facilita o zoom e permite acesso a um menu popup se clicada.
O Rhinoceros é também amplamente configurável, permitindo ao usuário que edite suas pré-definições como melhor lhe convier. Isto inclui o ambiente de trabalho, barra de ferramentas, atalhos do teclado, botões do mouse, entre outros.
Similares e Concorrentes:
Mechanical Desktop, Catia, SolidWorks, e Alias Wavefront.
Outros detalhes:
Existe uma infinidade de aplicativos adicionais ao Rhino, os chamados plug-ins. Alguns já vem embutidos no software, outros são desenvolvidos por empresas parceiras e existem ainda vários distribuídos gratuitamente, elaborados pelos próprios usuários e programadores. Entre os principais estão:
RhinoScript: