História do Software. Diferença entre Open source e software Livre
Diferença entre Open source e software Livre
IBM 1960 – 1969
Na década de 60 a IBM era a maior produtora de computadores do mundo sendo responsável pela produção de 70% dos computadores do mercado. Nessa época os computadores eram enormes e se vendia o Hardware juntamente com o Software. A máquina não funcionava sem o software. O código fonte fica visível mas não podia ser alterado.
Software Proprietário
Em 1969 A IBM sob ameaça de litigio antitruste começou a separar as duas coisas e cobrar separadamente. A pessoa comprava a máquina isoladamente e pagava pela licença para utilizar o software. Sem poder reproduzir ou alterar o mesmo. O código fonte passou a ficar escondido.
Isso fez com que aumentasse a concorrência na indústria de software
Software Livre
O software livre define-se por oferecer 4 liberdades básicas:
A liberdade de correr o programa, para qualquer fim (liberdade 0)
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). O acesso ao código fonte é uma pré-condição para isto.
A liberdade de redistribuir cópias de maneira a poder ajudar um vizinho (liberdade 2)
A liberdade de melhorar o programa, e lançar os seus melhoramentos publicamente, de maneira a que toda a comunidade beneficie (liberdade 3). O acesso ao código fonte é uma pré-condição para isto.
Diferença entre software livre e Open source
Ser Open source não significa que seja software livre. O Software proprietário pode ser Open Source, ou seja ele pode deixar o código o código fonte aberto para modificações do usuario, mas desde que este siga os termos e condições de uso estabelecidos pelo fabricante.
Mas todo software Livre é Open Source.
SOFTWARE
PROPRIETÁRIO
LIVRE
SISTEMA OPERACIONAL
Windows 8.1
Linux
EDITOR DE TEXTO
Word
Writer
NAVEGADOR DE INTERNET
Internet explorer
Chrome
MODELAGEM 3D
Rhinoceros 3D
Blender
EDITOR DE VIDEO
MainActor
OpenShot