computa ao grafica
A área da Computação Gráfica cresceu muito nos últimos anos e vem conquistando um espaço cada vez mais competitivo graças a tecnologia de softwares com inúmeros recursos.
A computação gráfica é a parte da computação destinada ao uso de imagens em geral. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas. Desde a própria informática ao produzir interfaces gráficas para os softwares, sistemas operacionais e sites da internet, quanto para produzir animações e jogos.
Principais áreas de atuação da Computação Gráfica
A computação gráfica intervém em diversas e vastas áreas, como:
Cinema: para produção de efeitos especiais, retoques nas imagens do filme, e filmes de animação.
Engenharia e Arquitetura: Para o desenvolvimento de projetos de forma visual e com a aplicação dos cálculos matemáticos para os testes dos projetos quanto a resistência, a variação de luz e ambientes, modelagem de peças e ambientes
Publicidade: Para o desenvolvimento de mídias visuais, desde a impressa (como propagandas em revistas e outdoors) quanto para o auxílio cinematográfico dos comerciais televisivos.
Medicina: Para análise de exames como tomografia, radiografia, e mais recentemente o ultra-som (que consegue gerar uma imagem do órgão em 3D), para casos de simulação de cirurgia e retirada de tumores...
Jogos: Para criação de personagens e cenários cada vez mais realistas onde o jogador interage com o jogo como se fizesse parte do mesmo através de gráficos tão perfeitos.
A computação gráfica é a área da ciência da computação que estuda a transformação dos dados em imagem. Esta aplicação estende-se à recriação visual do mundo real por intermédio de fórmulas matemáticas e algoritmos complexos.
Seria uma parte da Realidade Virtual, onde podemos dizer que ela é uma tecnologia capaz de criar interações entre os nossos sentidos e estímulos digitais que são gerados em tempo real.