Soft
Introduçao: Algumas técnicas foram desenvolvidas com o objetivo de controlar a corrente de partida de motores elétricos, um claro exemplo é o sistema que utiliza as chaves de partida tipo soft-starter.
Princípios de funcionamento/estrutura básica
O funcionamento das soft-starter está baseado na utilização de um circuito eletrônico de potência, que é comandado através de uma pá eletrônica de controle, a fim de ajustar a tensão de saída, conforme uma programação feita previamente.
Circuito de potência
Este circuito é por onde circula a corrente que é fornecida para o motor. É constituído basicamente pelos SCRs e suas proteções ,e os TCs (trasnformadores de corrente). Os trasformadores de correntes fazem a monitoração da corrente de saída permitindo que o controle eletrônico efetue a proteção e manutenção do valor de corrente em níveis pré-definidos(função limitação de corrente ativada).
Circuito de controle
Onde estão os circuitos responsáveis pelo comando, monitoração e proteção dos componentes do circuito de potência, bem como os circuitos utilizados para comando, sinalização e interface homem-máquina que serão configurados pelo usuários em função da aplicação. Atualmente a maioria das chaves soft-starters disponíveis no mercado são microprocessadas, sendo assim, totalmente digitais. (Alguns fabricantes ainda produzem alguns modelos com controle analógico, no sentido de oferecer um preço mais acessível.)
Principais características/funções
Além das características mostradas anteriormente as soft-starters também apresentam funções programáveis que permitirão configurar o sistema de acionamento de acordo com as necessidades do usuário.
Rampa de tensão na aceleração
As chaves soft-starters têm uma função que gera, na saída da mesma, uma tensão eficaz gradual continuamente crescente até que seja atingida a tensão nominal da rede.
(Tanto o valor do pedestal de tensão, quanto o de tempo na rampa são valores ajustáveis dentro de uma faixa que pode