Relat Rio Amostra
Departamento de Engenharia Mecânica Aço CA6NM
Introdução
Os aços inoxidáveis
Os aços inoxidáveis apresentam altos níveis de resistência a corrosão e a oxidação devido ao acréscimo, em sua produção, de elementos de liga, ou elementos passivantes. Os elementos de liga mais importante são o cromo e o níquel, e em menor grau o silício, o molibdênio, o cobre e o alumínio. Destes, o cromo é o elemento passivante mais importante. Ele forma um filme de óxido aderente e contínuo sobre a superfície do metal, retardando o processo de corrosão e protegendo o metal base contra o ambiente externo.
Os aços inoxidáveis martensíticos são basicamente ligas Fe-Cr-C às quais se adicionam pequenas quantidades de outros elementos de liga, tais como Mo, Ti, N, Ni, Cu, Si, Mn, Al, Nb, W e outros. A porcentagem de cromo nesses aços varia de 12 a 17% e eles podem chegar a ter até 1,2% de carbono.
Os tratamentos térmicos dos aços inox martensíticos são os mesmos pelos que passam os aços de baixa liga: primeiro ele é austenitizado e depois resfriado a uma taxa tal que permita a formação de martensita. Depois de obtida a martensita faz-se o tratamento de revenimento para aumentar a ductilidade e aliviar tensões. A diferença entre o aço de baixa liga e o aço inox martensítico é que o último possui quantidade suficiente de carbono para forma martensita mesmo em peças de grande espessura.
O aço CA6NM
O aço CA6NM é um aço inox martensítico macio, ou AIMM. Essa classe especial de aço foi desenvolvida na década de 60 para corrigir alguns problemas apresentados pelo aço martensítico tradicional durante a sua solidificação, tais como segregações e formações de trincas a quente (que davam origem a peças fundidas defeituosas e de baixa soldabilidade). Os AIMM possuem menos carbono em sua estrutura, além de adições de pequenas quantidades de níquel e molibdênio.
Os aços inoxidáveis fundidos são classificados pelo Alloy Casting Institute (ACI) de acordo com sua