Relat rio de Amostra Enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: PRÁTICAS INTERDICIPLINARES INVESTIGATIVAS I
DOCENTE: ANA PAULA ALBUUQERQUE
DISCENTES: ANDRÉ LUIZ TEXIXEIRA, ARIADNE LANE SILVA, EDNA LEOTA, LILIANE SANTOS DA SILVA, ROSIMARY FATEL DUARTE, THIAGO LEITE
RELATÓRIO AMOSTRA ONCOLOGIA
SALVADOR, 2015
Introdução
O câncer é uma doença crônica que está em ascensão no mundo e deve ser a principal causa de morte em 2030 superando os problemas cardiovasculares. “Este é um fenômeno mundial”.
O Instituto nacional do Câncer (Inca) estima que serão notificados no País 59 casos novos por hora. A boa notícia é que o avanço da doença vem acompanhado por mais alternativas para tratar os tumores malignos. O aumento de diagnóstico também fez crescer a quantidade de histórias de pessoas que superaram este problema de saúde.
O avanço nas pesquisas de cuidado à saúde contribui para a melhoria do cuidado prestado. No entanto, mesmo com os avanços nos sistemas de saúde, as pessoas estão ainda expostas a diversos riscos quando submetidas aos cuidados, particularmente em ambientes hospitalares. Devido a isso, a segurança do paciente tem se tornado preocupação central para o sistema de saúde, no mundo todo, desde a década de 90.
O cuidado durante o diagnóstico e tratamento do câncer envolve alem das questões de assistência médico-hospitalar, fatores psicossociais e existenciais, pois ainda existe, na nossa sociedade, o conceito de que o câncer é um estigma, é uma doença fatal que compromete o futuro.
Apesar do avanço tecnológico e a consequente divulgação na mídia dos sucessos terapêuticos do câncer, entendemos que a confirmação do diagnostico de câncer e o planejamento do tratamento para o paciente exige sensibilidade da equipe profissional, o uso de uma linguagem simples, a fim de que o paciente e a família conheçam a doença, o tratamento e possam confiar na equipe.
O câncer provoca medo da morte iminente, da limitação