PLANO DE MARKETING
1. Motivação: Planejar significa sair de uma situação presente, para uma situação desejada. Possui, assim, uma motivação, uma busca. Bem compreendê-la, viabiliza delinear as ações mais apropriadas para seu sucesso.
O motivo, ou o foco, que o leva a este planejamento..
Questão
Por que você quer elaborar um plano de marketing?
Motivo: Pretendo Abrir, mudar minha empresa de endereço, e passar a atender a um público mais seleto, ampliando a qualidade dos produtos e serviços e expandir.
2. Análise Interna: Toda organização possui pontos fortes e pontos fracos. Bem compreendê-los, permite potencializar ou destacar os pontos fortes, e canalizar esforços para rever as fraquezas da empresa. A partir desta análise no plano de marketing, será possível estabelecer as ações estratégicas. Por isto, levante o máximo de pontos possíveis. Se necessário, converse com pessoas de sua confiança, que poderão contribuir com este levantamento.
Dicas
a. Pontos fortes e fracos se referem às variáveis internas, acontecem dentro da sua empresa, e são por você controladas. Questões externas, serão levantadas nas oportunidades e ameaças. Ex: Estacionamento público, é uma ameaça ou oportunidade, e não ponto forte, ou fraco
b. Analise todas as questões relacionadas à qualidade do produto ou serviço; ao preço; ponto de venda, instalações, forma de entrega e distribuição; capacidade de gerenciamento e qualidade de produção, atendimento e relacionamento dos seus funcionários; o nível de conhecimento da sua marca no mercado e outras que julgar relevante
Quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa?
Pontos Fortes
Pontos Fracos
3. Análise de Ambiente
3.1 Tendência de Impacto ou Negócio. Com a grande oferta de produtos e serviços, alguns fatores externos à empresa influenciam positivamente ou negativamente a decisão de compra do consumidor. É necessário, portanto, perceber a relação destas variáveis com o seu negócio.
Dicas
a. Para cada item, pense