O C Digo De Tica Do Assistente Social
O Serviço Social nasceu no Brasil na terceira década do séc. xx em resposta a evolução capitalista e sobre a influência da Europa e fortemente pela católica, através da história do Serviço Social encontra com várias mudanças que interferiram na chegada do código com a implantação teve a necessidade de entender seus avanços do cotidiano do assistente social com essas alterações dentro do próprio código. E assim, obtendo qualidade no atendimento a população, trazendo a mudança do código saindo da moral e se tornando ética.
O projeto geral da transformação vai além da prática profissional, o código de 1986 foi considerado ao retomada do debate sobre a ética profissional que representava um marco de ideopolitica as influências tradicionais do serviço social desde então:
Funcionalismo e neotomismo e com isso rompeu a visão tradicional adota-se a base marxista. Dessa forma o código de ética de 1993 o serviço garantiu e buscou ampliar as conquistas profissionais impressa no código anterior, ou seja, a revisão do código profissional que deu a origem de 1993 as mudanças foram baseadas na necessidade de acompanhar as transformações econômicas, política e sociais da realidade brasileiro sendo assim, o código de ética representam a direção dos compromissos assumidos pelo serviço social nas últimas décadas do seu percurso histórico.
No mundo atual o homem vem abrangendo seus horizontes de visão éticos do serviço social, buscando desenvolver melhores condições e vencer os desafios da sociedade e romper com velhos valores que o profissional vem traçando com o compromisso ético-politico facilitadora de uma pratica clara de suas ações com a classe trabalhadora.
Revista Eletrônica da FANESE