Sofistas
Havia em Atenas homens que eram mestres ou professores em seus ofícios e a estes eram conhecidos na sociedade de seus dias como Sofistas. Quem eram? Sua origem e profissão? Descobriremos a partir de agora.
O Sofista é um sábio possuidor de conhecimentos daquilo ou objeto de seus ensinamentos, os mesmos eram realizados de maneira muito expressiva. Em resumo os sofistas eram mestres de um oficio ou de uma técnica. Sua origem era das colônias gregas da Jônia e de Magma.
Algo muito importante sobre os sofistas no qual fazem parte da História, pois, foram os primeiros professores na área da Educação, instruíam jovens e davam mostras de sua eloquência em público. Em Atenas ministraram aulas em seminários ou aulas particulares.
Existiam inimigos que faziam duras criticas aos sofistas, criticas estas que vinham de diferentes grupos da sociedade, tais como: Oligarcas, Aristocratas e de outro grupo ligado a Sócrates. Por exemplo: Aristocratas e Oligarcas os criticavam por ser parte da concorrência na assembleia e também porque eram estrangeiros, por não serem cidadãos atenienses.
Os sofistas tiveram grande importância na construção da Democracia em Atenas, pois, ensinavam a arte de argumentar e persuadir em discussões que eram extremamente importantes para o exercício de cidadania numa democracia direta, pois, decisões eram realizadas em publico e o vencedor era o mais hábil, o mais astuto em suas palavras de argumentação em favor de sua opinião. Em resumo, vencia quem tinha melhor palavra de persuasão.
Os Sofistas eram professores de Retórica e ensinavam a defender e atacar com argumentos, isto movimentou e transformou a