Sofistas
- Sofismo, originário do grego, significa sábio, especialista do saber.
- Com os Sofistas se iniciou o período chamado humanista da chamada filosofia antiga, pois deslocaram o eixo das pesquisas do cosmo para o homem, centrando seus interesses sobre a ética, a política, a retórica, a arte, a língua, a religião e a educação, ou seja, tudo aquilo que hoje chamamos de cultura do homem.
- A sofistica se agrupa em quatro expressões:
1) a primeira geração dos mestres (Protágoras, Górgias, Pródico);
2)os Erísticos;
3)os Sofistas Políticos
4)um grupo de sofista ligados aos mestres da primeira geração, que consistiu a Escola “naturalista”.
- Principais Sofistas: Protágoras e Górgias
Protágoras – foi o fundador do relativismo ocidental, que ele expressou na célere fórmula ö homem é medida de todas as coisas”, com isso entendendo que não existe critério absoluto para julgar o verdadeiro e o falso, o bem e o mal, mas que cada homem julga conforme o próprio modo de ver as coisas. Em outras palavras, não existe verdade absoluta, a verdade depende de cada um, o que pode ser verdade para um pode não ser para outro.
Ex: O vento, está frio ou está quente? Para quem está com calor está quente, e para quem está com frio está frio, ambos estão com a verdade.
Górgias – Redigiu um tratado sobre o Não Ser, em resposta ao filósofo Parmênides, em que consta o resumo de seu modo Niilista de pensar. Para ele, nada existe de real; e se nada existe, o homem não pode conhecer verdadeiramente nada; e mesmo que algo exista e possa a ser conhecido, seria impossível comunicar aos outros este conhecimento. Assim ele chega a ideia que o homem é um ser passageiro e que age apenas para satisfazer seus interesses pessoais, construindo assim o edifício de sua retórica, a arte de persuadir, algo essencial ao homem.
- Portanto, podemos dizer que os sofistas eram verdadeiros oradores, educadores que se proclamaram aptos a preparar os homens para a vida política com novas ideias. Se