Sofistas x sócrates
QUEM SÃO SOFISTAS: Vem do grego e quer dizer “grande sábio”.
Sofistas: Eram em geral da periferia do mundo grego antigo. Eram professores viajantes que por certo preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Usavam a exposição ou monólogo como métodos de ensinos. Eles levavam em consideração o interesse do aluno, davam aulas de eloquência e sagacidade mental. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso nos meios de negocio públicos e também privados. Alguns sofistas se diziam mestres em qualquer assunto, desde a arte de ser artesão até ciência política.
Segundo alguns estudiosos, as lições sofistas tinham como principal objetivo o desenvolvimento do poder da argumentação, a habilidade retória, e o conhecimento de doutrinas divergentes. Eles ensinavam como driblar as teses dos adversários e convencer as pessoas.
A importância dos sofistas na sociedade grega se da porque naquela época, havia muitos debates e assembleias democráticas. Isso fazia muitos cidadãos sentissem a necessidade de aprender a como falar bem e defender suas teses, e convencer as pessoas e seus adversários. Então essa função, de “professores” que os sofistas tinham favorecia o surgimento de filosofias relativas sobre as coisas. O relativismo não é uma verdade única sobre as coisas. Então, tudo seria relativo.
Originalmente os sofistas tinham um papel positivo na sociedade. Mas depois passaram a serem considerados “enganadores, impostores”, por conta das críticas de Platão. Então a sofística passou a ser conhecida apenas como uma arte de manipular ideias, produzir o falso, iludir o público sem qualquer respeito a verdade.
Para os sofistas, as opiniões humanas são infindáveis e não podem ser reduzidas a uma única verdade. Assim não existiria valores ou verdades absolutas.
SOFISTAS X SÓCRATES
Sócrates era bastante confundido com os sofistas. Porém travou uma discussão com esses filósofos. Sócrates procurava um fundamento último para as questões humanas, como “o